Kiiro

Organize-se: 5 atitudes para consumir de forma mais consciente em 2017

Você também acha que o mundo anda meio complicado? Se sente sem saber por onde começar a ajudar? Que tal adotar pequenos hábitos e desafiar seus amigos a fazer o mesmo? É só se organizar e começar!

A Kiiro – Organiza e Simplifica é multisserviços e multitalentos! Além de colocar a mão na massa com a gente por aí, a nossa parceira Juliana Procópio conduz a Organizeme.co, focada em consumo consciente e minimalismo (pensa no quanto a gente ama!). O mais legal é que sem amolar nossas cabeças e fazer com que a gente se sinta um monstro do pântano, a Ju sempre traz um novo olhar sobre hábitos sustentáveis no cotidiano. Aí, convidamos ela para compartilhar algumas dicas com a gente, afinal, aqui organizamos e SIMPLIFICAMOS! <3

1 – No bolso do vovô

Vamos começar pelo básico e voltar nos tempos de nossos avós e até bisavós? Use guardanapos de pano: isso mesmo! Lembra daqueles guardanapos de pano que nossos avós utilizavam para todas as ocasiões? Eles são super ecológicos, se usados da maneira correta. Servem para embrulhar aquele sanduíche que você fez para levar na bolsa quando bater a fome, depois, para segurar os alimentos na hora de comer e por fim, para limpar alguma sujeirinha que acabou ficando pra trás. Você pode reutiliza-lo antes de lavar, é só usá-lo de forma consciente para não sujá-lo todo da primeira vez.

guardanapos

2 – “Pros” drinks!

Esqueça os copos e garrafas descartáveis.Quando for sair de casa, lembre-se de levar consigo uma garrafinha de inox com a água. Quando acabar, pergunte em algum lugar se você pode usar o filtro para abastece-la 🙂

Nos restaurantes, opte por pedir um suco natural, ou qualquer bebida que venha em um copo de vidro. Muitos restaurantes estão oferecendo água filtrada de cortesia hoje em dia, além de ser melhor para o ambiente do que a garrafinha plástica, é melhor para o seu bolso!

garrafas

 

3 – Canudo pra quê?

Você realmente precisa beber no canudinho? O canudo, além de ser utilizado apenas uma vez, hoje em dia são embalados um a um. Sabemos que é por questão de higiene, mas, de novo, na época dos nossos avós, não tinha nada disso e eles viviam muito bem, obrigado! A não ser que seja extremamente necessário, deixe o canudo de lado quando for beber alguma coisa. Se você pensar bem, não tem motivo para você não consumir sua bebida diretamente do copo, como você fez a vida inteira.

copo

4 – “A granel”

Sempre educamente e como tudo acima, rejeite também muitas embalagens. O que lá fora é chamado de overpackaging, é uma das coisas que mais deixa perplexo quem tem consciência ambiental. Sabe aquele produto que você comprou que vem em um saquinho plástico, com uma folha de seda dentro, um papel celofane em volta, dentro de uma caixinha e que você carrega em uma sacola pra levar pra casa, ah… e que tem um adesivo para fechar a sacolinha?

Pois é, da próxima vez que você vir algum produto assim, compre o similar que vem com menos embalagem, ou quando vir algum atendente colocando embalagem dentro de embalagem, peça para ele parar, pois uma sacola de papel basta, ou até mesmo você consegue levar na sua bolsa.

sacolas

5 – A tecnologia tem seu valor!

Tudo bem, não queremos ser escravos das relações virtuais e tal, mas isso é para um outro papo. Hoje em dia, você consegue fazer tudo com o seu celular, anotações, marcar algo na agenda, enviar um recado para alguém, deixar um lembrete para você mesmo. Tente também migrar para o digital e deixar de usar papéis para algumas tarefas!

Listas de compras podem ser colocadas em aplicativos como Google Keep ou Any Do que, além de poder ser compartilhada, não corre o risco de você esquecer em casa quando sair 🙂

Alguém vai te dar o cartão de visitas? O folder? Dica de livro, filme e cia. Anote, fotografe e agradeça!

celular

Ter uma consciência ambiental faz com que você seja mais consciente com as suas ações e com as consequências que elas trarão para o planeta, além disso, para você “quebrar a inércia” da sua rotina e de como você recebe as coisas na sua vida, você vai acabar conversando e interagindo bem mais com as pessoas, o que é muito gostoso também! Você vai sentir como é bom olhar para as pessoas que te atendem e conversar com elas, as vezes as nossas interações ficam tão no automático. De quebra, você pode incentivar mais algumas pessoas a terem uma melhor consciência ambiental.

Tem mais um montão de coisas né? Deixe seu feliz natal aqui embaixo e escreve aqui embaixo o que mais podemos somar nessa lista, que tal???

 

juliana

Acompanhe a Ju também em:

http://instagram.com/organizeme.co
https://m.facebook.com/organizeme.co/